No Rio e na Bahia! Exposição de Letícia Parente

No MAM

O Museu de Arte Moderna da Bahia inaugura no dia 25 de Julho a exposição Letícia Parente, uma retrospectiva da obra em vídeo da artista baiana, uma das precursoras da videoarte no Brasil.

Pela primeira vez, o trabalho de Leticia Parente é exibido em sua cidade natal. Nascida em Salvador, Leticia foi doutora em química e foi uma das pioneiras na arte do vídeo, da arte postal e xerox nos anos 70 e 80. A artista que faleceu em 1991 foi um dos expoentes do grupo que inaugurou o uso do vídeo como suporte artístico no Brasil – do qual também fizeram parte artistas como Anna Bella Geiger, Paulo Herkenhoff, Ivens Machado, Ana Vitória Mussi, Miriam Danovski, Sônia Andrade e Fernando Cocchiarale. Apropriando-se dos meios técnicos disponíveis na época, Letícia problematizava as imposições sociais cotidianas através de performances frente à câmera, sempre tomando o corpo como elemento fundamental na produção de sentido.

Data: Abertura na segunda-feira, 25, a partir das 18:00h. De 26 de Julho a 04 de Setembro.
Local: Solar do Unhão

Funcionamento: De Terça à Sexta de 13:00 às 19:00, Sábado de 13:00 às 21:00 e Domingo de 13:00 às 19:00.

Gratuito
………………………..
Oi Futuro

[FLAMENGO] De 12 de julho a 04 de setembro | Nível 4

LETÍCIA PARENTE


Curadoria:
 Katia Maciel e André Parente

Retrospectiva da obra em video da artista baiana, que foi uma das precursoras da vídeo-arte no país. Forte referência para as gerações que a sucederam, Letícia Parente (1930-1991) ocupa, segundo os curadores da exposição, um papel no audiovisual experimental brasileiro que remete às produções de Andy Warhol e Bruce Nauman no cenário norte-americano. Com produção centrada nas décadas de 1970 e 80 e apropriando-se dos meios técnicos disponíveis na época, Letícia problematizava as imposições sociais cotidianas através de performances frente à câmera, sempre tomando o corpo como elemento fundamental na produção de sentido.

De 12 de julho a 04 de setembro | Nível 4
De terça a domingo, das 11h às 20h
Oi Futuro Flamengo: Rua Dois de Dezembro, 63
Entrada franca | Classificação etária: 12 anos

~ por Nati em 25 de agosto de 2011.

Deixe um comentário